Criacionismo da Terra Antiga

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domingo, 20 de setembro de 2015

A criação dos céus e da Terra

A criação dos céus e da Terra, Lições Bíblicas 4º trimestre 2015 lição 2- 11 de outubro de 2015


Dois pontos polêmicos:

1- Dias literais de 24 horas?
2- A luz foi criada antes do sol ou o a luz foi criada no princípio e no primeiro dia penetrou na terra?
3- Será que o big bang é mesmo em favor do ateísmo? se Surpreenda!!



1- Dias literais de 24 horas?


Veja em preto  a lição e o livro e em outras cores a refutação:


Subsídio Didático: (p. 13-14)



"Professor para introduzir o primeiro tópico da lição faça a seguinte indagação: "Os dias da criação em Gênsesis 1 são literais?
Ouça os alunos com atenção e explique que "em Gênesis a palavra hebraica para dia é yom. A maior parte do uso dela no Antigo Testametno é com o sentido de dia literal; e nas passagens em que o sentido não é esse o contexto deixa isso claro.
Primeiro, yom é definido na primeira vez em que é usado na Bíblia (Gn 1:4-5) em seus dois sentidos literais: a porção clara do ciclo luz/trevas e todo o ciclo luz/trevas.
 Segundo, yom é usado com 'noite' e 'manhã'. Em todas as passagens em que essas duas palavras são usadas no Antigo Testamento, juntas ou separadas, e no contexto de yom ou não, elas sempre tem o sentido literal de noite ou manhã de um dia literal. 
 Terceiro, yom é modifcado por um número: primeiro dia, segundo dia, terceiro dia, etc., o que em todas as passagens do Antigo Testamento indicam dias literais. 
 Quarto, Gênesis 1:14 define literalmente yom em relação aos corpos celestiais"
(Criacionismo- Verdade ou Mito, CPAD, 2011, p. 30)
Veja abaixo as repostas destes argumentos e de outros do mesmo livro citado na lição

Resposta:

1- A Bíblia ensina até mesmo no livro de Gênesis cap. 2, v. 4 que a palavra dia pode abranger um período maior que 24 horas Estas são as origens dos céus e da terra , quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e o céu” ARC, o termo dia, aparece no texto hebraico neste versículo yôm. Anteriormente a isso a Bíblia declara que houve pelo menos 6 ‘dias’. 

2- Gn 2 deixa evidente que se passou um período maior que 24 horas entre a criação de Adão e Eva, que segundo Gn 1: 27-31 foi no sexto ‘dia’. 

Pois Adão deu nome à todas espécies animais terrestres [exceto os rastejantes (traduzidos por 'répteis')]  Gn 2:19-20
19  Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.
20  Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.
somente depois disso, Deus criou Eva v. 21. 
Segundo a Bíblia anotada 1a edição no comentário de Gn 6:15, “estima-se hoje 17600 o número de espécies animais”, o que daria uma média de 4,9 segundos por animal , o que seria impossível, pois Adão teria que separar, examinar cada animal selvático, doméstico e aves Gn 2:20. Ainda que o número de animais listados por Adão fosse limitada à cerca de 1760 [OU seja, 10 VEZES MENOR] Adão teria menos que um minuto para cada, isto em 24 horas. Nomrman Geisler diz que havia 72000 especies de animais!! O QUE TORNA O CASO AINDA MAIS DIFÍCIL.


3- O numeral neste caso apenas delimita um padrão sequencial:



“...é importante observar que nenhum dos seis dias da criação traz um artigo definido no texto hebraico; as traduções ‘o primeiro dia’,‘ o segundo dia’ etc. estão erradas. O hebraico diz: ‘E a tarde teve lugar, dia um’ (1:5). Em hebraico, ‘o primeiro dia’ seria hayyôm harison, mas esse texto diz simplesmente yom seni ( ‘um segundo dia’).Na prosa hebraica desse gênero, o artigo definido era usado em geral quando se desejava definir o substantivo; somente no estilo poético ele podia ser omitido. O mesmo acontece no restante dos seis dias; nenhum deles traz o artigo definido. Assim eles são bem adaptados a um padrão seqüencial, e não à unidades de tempo estritamente delimitadas.”(Enciclopédia de temas bíblicos, ed, Vida)
* Para Deus um dia é como 1000 anos Sl 90:4; 2 Pe 3:8.

4-o termo 'tarde e manha" abrange apenas 12 horas e não 24 horas. Pois o termo manhã= nascer do sol e o termo tarde=por do sol  e entre estes dois períodos conta-se 12 horas!!!!!
O léxico de Strong diz:
1) manhã, romper do dia
1a) manhã
1a1) referindo-se ao fim da noite
1a2) referindo-se à chegada da aurora
1a3) referindo-se ao início do nascer do sol
1a4) referindo-se ai início do dia
1a5) referindo-se a grande alegria depois de uma noite de sofrimento (fig.)
1b) amanhã, próximo dia, próxima manhã

ereb

procedente de 06150; DITAT-1689a; n. m.
1) o anoitecer, noite, o pôr do sol
1a) o anoitecer, o pôr do sol

1b) noite

a contagem de 24 horas  requer outro termo como em 
 “... duma tarde  (ereb) a outra tarde (ereb), celebrareis o vosso sábado” Lv 23.32

5- O termo ‘dia’ também pode designar um período menor que 24 horas, designando à incidência de luz sobre um observador num ponto sobre a face da Terra Gn 1:5, pois foi para nós que foi feito o relato bíblico; pois os astros haviam sido criados antes do 1o dia, em Gn 1:1. Com a rotação da Terra e à sua exposição aos raios solares [ fato que por razão não declarada, não acontecia antes], a Terra passou a ter tarde e manhã, fato enfatizado em cada período Criativo Gn 1:1-5.



6- o termo tarde e manhã como já demostrado acima pode ser usado para se referir a um período menor de 24 horas, como em Mt 12:40

Mt 12:40  Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.
 "os judeus consideravam parte de um dia como um dia inteiro" (Bíblia Anotada).
 "Temos tal ensino- ‘Um dia e uma noite são um Onah e a parte de um Onah é como o total dele’” [ Mishinah, Tratacte “J. Shabbath”, chapter IX , Par. 3]
 “uma parte de um dia é o total dele” [ Mishnah, Third Tractate, “B. Pesachim”, p. 4a ].  
 " 2) do dia civil, ou do espaço de vinte e quatro horas (que também inclui a noite)
2a) o uso oriental deste termo difere do nosso uso ocidental. Qualquer parte de um dia é contado como um dia inteiro. Por isso a expressão "três dias e três noites" não significa literalmente três dias inteiros, mas ao menos um dia inteiro, mais partes de dois outros dias." (Léxico de Strong- hemera)

 7.  No terceiro “dia” as árvores cresceram da semente à maturidade, e produziram semente        segundo a sua espécie (1:11-12). Esse processo normalmente leva meses ou anos.

8-   A Bíblia diz que Deus “descansou” no sétimo dia (2:2), e que ele ainda está no seu    descanso da criação (Hb 4:4). Assim, o sétimo dia já tem tido uma duração de milhares de  anos. Dessa forma, os outros dias bem que poderiam ter tido milhares de anos também. (ver resposta ao argumento 4 abaixo)
"È significativo que o sétimo dia não termina com a oração repetida "houve tarde e manhã, o sétimo dia". (Do Shabbath para o Dia do Senhor, p. 40 Ed. Cultura Cristã)

9-   Êxodo 20:11 pode estar fazendo simplesmente uma comparação de unidade por unidade dos dias de Gênesis com uma semana de trabalho (de 144 horas), e não uma comparação minuto a minuto.




"As genealogias de Gn 5 e 11 deixam claro que os dias da criação aconteceram apenas cerca de 6000 anos atrás. As genealogias de Gn 5 e 11 fornecem informações bem detalhadas, ao contrário de Mt1".  (Idem, p.30-31)

Resposta:
1-Basta observarmos Mateus 1:8 e compararmos com 1 Cr 3:11-12.
Mateus 1:8: Jorão (Jeorão)- Uzias.
1 Cr 3:11-12: Jeorão-Acazias-Joás- Amazias-Azarias (Uzias)
Ou seja pelo menos três gerações SÃO OMITIDAS NO TEXTO DE MATEUS!!!

2-outro exemplo é a Genealogia de Lucas:3-34-38 onde Affaxade-Cainâ-Salá
enquanto que 1 Cr 1:1-28 Arfaxade-Salá e Gn 5:11 Arfaxade-Salá 

3- oUTRO EXEMPLO:
1CR 6:6-14: Zeraías-Meraiote--Amarias-Aitube-Zadoque-Aimaás-Azarias-joanã-Azarias-Amarias
Esdras 7:3-4: Zeraías-Meraiote-Azarias Amarias
ou seja entre Meraiote e Azarias ESTÁ OMITIDO 6 GERAÇÕES!
o fato é que as GENEALOGIAS SÓ DESTACAM OS PONTOS MAIS IMPORTANTES NA ÁRVORE GENEALÓGICA!!!


outros ERUDITOS BÍBLICOS respeitáveis fazem a mesma advertência; Unger argumenta: 1- os termos hebraicos gerou, filho e filha são empregados com grande variedade e podem envolver um parente imediato ou um descendente distante 


2- as dez gerações de Adão até noé, e as dez de noé até abraão evidentemente visam a brevidade e a simetria e não a continua de pais e filhos.


 3- abreviações, devido a simetria são ASPECTOS COMUNS NA GENEALOGIA BIBLICA (COMO EM MT 1). 4-NA FÓRMULA RECORRENTE a VIVEU----ANOS E GEROU b----ANOS E GEROU FILHOS E FILHAS, b PODE NÃO SER LITERALMENTE FILHO DE a. Neste  caso, a idade de A é a idade que tinha quando b nasceu, o que pode ter sido depois de muitas gerações>portanto pode haver um intervalo indefinido entre A e B (Enciclopédia da bíblia cultura cristã p. 318)


Warfield e Buswel citam William Henry Green ...extensivamente numa dúzia de listas e passagens de genealogias que mostram com clareza que os escritores bíblicos, ao apresentarem um lista de nomes,jamais, tencionaram dar ao leitor a idéia que todos os elos da cadeia estão incluído, mas que, pelo contrario, esperam QUE O LEITOR RECONHEÇAM que os nomes dados SÃO SELECIONADOS  e que pode haver saltos na lista" ...Buswel destaca que a genealogia de Mateus está divida em 3 seções, cada uma dleas contendo 14 nomes. observamos que existem 40 nomes  e não 42... 3 grupos e nomes que seriam mais fáceis de se memorizar. Davis mostra que Gn está dividido em dez seções, cada uma delas iniciada pela mesma formula (2,3; 6.9; etc)Neste padrão, o diluvio foi um ponto crucial, com dez gerações listadas antes e depois. Da mesma forma o tempo de noé a Abraão está dividido em duas seções iguais com cinco gerações listadas de Noé a Pelegue 10:25 e cinco de Pelegue a Abraão (11:10-26) não há base na genealogia de Adão a noé para o cálculo da cronologia"  (Idem p. 320)
G. T. Wrigth "como nas genealogias de Cristo, nos evangelhos, o objetivo da tabelas em Gn evidentemetne não é dar uma cronologia, mas sim a linhagem de descendentes" IDEM P. 320

MESMO QUE PUDÉSSEMOS SOMAR GENEALOGIAS, isto resultaria penas na IDADE DO HOMEM E NÃO DA TERRA!!! 



"Ex 20:9-11 prova que Deus fez a criação em seis dias literais p. 31

"Além disso, Deus abençoou o sétimo dia e o consagrou...Não faria sentido Deus consagrar e abençoar esse dia se tivesse amaldiçoado a terra nesse dia. Vivemos em uma terra amaldiçoada pelo pecado - não estamos no sétimo dia abençoado e consagrado! p. 114 "Além disso, Deus afirmou que ele descansou de sua obra de criação (não que ele esteja descansando!" p.114
"Se alguém disser na 2ª feira que descansou na sexta feira e ainda está descansando, isso não sugeriria que a sexta perdura até a segunda- feita" p. 114
Resposta:
1- o termo shabbat significa,  "interromper uma atividade"  segundo o Lexico de Strong:
1) parar, desistir, descansar
1a) (Qal)
1a1) parar

1a2) descansar, desisitir (referindo-se ao trabalho)

portanto Deus interrompeu sua obra criativa (mas não sua obra sustentadora da criação, nem sua obra redentora,etc) e continua com ela interrompida!! a menos que neguemos o que diz o texto!!! 
Ao dizer que o sétimo dia de Deus dura até hoje não significa dizer que os dias terrenos não estejam correndo, a bíblia não diz em qual dia da semana Ele amaldiçoou a terra, mas foi no sétimo dia Dele!!!  e nesse sétimo diz Ele se fez maldição por nós
Gálatas 3:13  Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),

2-a Bíblia ensina que o Sábado de descanso de Deus, o sétimo dia, dura até o dia de hoje, pois desde lá descansa de suas obras Hb 4:3-5. E quem crê em Cristo entra neste descanso de Deus Hb 4:6-11.

3-O sábado simboliza a obra efetuada por Cristo por nós, que nos faz descansar da justificação pelas boas obras v.10, por isso foi santificado e abençoado:

3  Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descansoEmbora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.
4  Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.
5  E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso.
6  Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas,
7  de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.
8  Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia.
9  Portanto, resta um repouso {repouso; ou repouso sabático} para o povo de Deus.
10  Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.
11 ¶ Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.
ORA, Deus está no sétimo dia logo, os dias não são de 24 horas!!!!   MAS E´ISTO QUE DIZ GN 2:4 
Estas são as origens {ou gerações} dos céus e da terra, quando foram criados; no dia (YON) em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus. 

È significativo que o sétimo dia não termina com a oração repetida "houve tarde e manhã, o sétimo dia". (Do Shabbath para o Dia do Senhor, p. 40 Ed. Cultura Cristã)

isso refuta a tese dos criacionistas de que quando o termo tarde e manhã implica um dia literal, ja que para os criacionistas da terra jovem os sete dias são literais.



"certas argumentações convincentes propõem que, nessa passagem, os termos são sinônimos e, portanto, que a bênção do sétimo dia deve ser compreendida “no sentido de ‘santificação’i.e., separação e eleição”. De acordo com essa interpretação, a bênção do sétimo dia é explicada em termos de “santificação”, ou seja, separação e eleição. Deus separou o sétimo dia; interpretamos esse fato em termos de um sinal escatológicproléptico que indica um descanso futuro. Assim, a declaração de Gênesis 2.3 deve ser vista, não em termos de bênção do Shabbath (de acordo com nossa compreensão de Ex 20.11, essa bênção acompanhou a instituição do Shabbath no Sinai), mas em termos de descanso final para o povo de Deus. (Do Shabbath para o Dia do Senhor, p. 29 Ed. Cultura Cristã)



"O dilúvio de Noé elimina milhões de anos. O dilúvio de Noé produziria exatamente o tipo de registro geológico complexo que vemos na visão do mundo atual. (idem, p. 31)

Reposta:
Mais de 90% dos seres vivos que já existiram estão extintos, alguns falam em até 99% !! isto não é explicado pelo registro geológico

"Jesus era criacionista da terra jovem Mc 10:6.  Adão e Eva forma criados no princípio da criação, e não bilhões de anos depois do princípio"  (idem p. 32)

Resposta:
O termo princípio pode se referir a: 
a- Eternidade 
Provérbios 8:23  Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra.
b- Ao começo do tempo, ao criar os céus e a Terra Gn 1:1
Adão e Eva foram criados no sexto dia da criação e não no princípio. No princípio Deus criou os céus e a Terra
c- ao começo de algo como nação, evangelho, humanidade etc.
Isaías 52:4  Porque assim diz o SENHOR Deus: O meu povo no princípio desceu ao Egito, para nele habitar, e a Assíria sem razão o oprimiu.{no princípio da formação do povo)


Jeremias 28:1  No mesmo ano, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, isto é, no ano quarto, no quinto mês, Hananias, filho de Azur e profeta de Gibeão, me falou na Casa do SENHOR, na presença dos sacerdotes e de todo o povo, dizendo:


 Assim Mt 19:4 se refere ao princípio da criação "da humanidade"

MT 19:4 Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher.
Mt 19:8 Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio.
Mc10:5  Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento;
6  porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.

"A crença em milhões de anos solapa a crença sobre a morte e o caráter de Deus. Aceitar animais mortos milhões de anos antes da criação e da queda do homem solapa o ensinamento da bíblia a respeito da morte Além de transfomar Deus em um criador estabanado e cruel que usa (ou não pode evitar a doença, os desastres naturais e a extinção a fim de causar dano a sua obra criativa, mas ainda assim a chama de 'muito bom'. (Idem, p.32)
Resposta:
1-nenhum texto diz que os animais tinham vida sem fim ou  eram imortais.!!! Eles comiam da árvore da vida para que tivesse vida sem fim???
2-Nenhum dos textos citados por estes criacionistas falam da morte de animais
Gênesis 2:17  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Rm 5:12  Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram -.Este texto não fala de morte física (apesar da morte física ser consequencia da morte espiritual) veja Romanos 7:9  Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri.
3- A cadeia alimentar onde no topo estão os animais carnívoros não pode ser utilizada como algo cruel, se fosse assim Deus seria cruel em ordenar a morte de animais  !!! Além do mais isso acarretaria uma extinção de todos os animais, pois se todos eram vegetarianos, um dia iria acabar com os alimentos a menos que Deus de modo intermitente interviesse na criação "perfeita", mas que teria esse grande defeito.

4-Não se pode afirmar que havia doenças antes da queda, pois as doenças geralmente veem de desiquilíbrios e alterações no ecossistema:

"Ecossistema. É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e atmosfera (fatores abióticos) mantém entre si. Todos os elementos que compõem o ecossistema se relacionam com equilíbrio e harmonia e estão ligados entre si. A alteração de um único elemento causa modificações em todo o sistema podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente." 
5- Gn 1:30 não pode ser usado para falar que os animais eram vegetarianos. Os seres humanos eram pois o texto de Gn 9:3 diz que eles se tornaram onívoros após o dilúvio e não imediatamente após a queda de Adão e Eva, mas após o dilúvio. Além disso se não houvesse animais carnívoros isso acarretaria na extinção dos mesmos pela ausência de vegetais comestíveis.
Gn 9:3  Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora.



"a idéia de milhões de anos não tem origem em fatos científicos, mas em pressuposições naturalistas no sec. XVIII e XIX " (Idem p. 33)

Resposta:

1- Até recentemente todos defendiam o geocentrismo, mas hoje todos sabem que isso é falso.


2- O questionamento da idade da terra vem de vários métodos de datação atuais dão a entender que a Terra tem 4,5 bilhões de anos:
a rocha mais antiga datada tem 4,03 bilhões de anos (Revista National Geografic, p.57, setembro -2001),sendo que se calcula a idade da terra como se 4,5 bilhões de anos.
A mesma revista diz que  nós, seres humanos, temos 100 mil anos!   técnica (termoluminescência  e ressonância de spin eletronico) que não tem nada a ver com carbono 14




2- A luz foi criada antes do sol ou o a luz foi criada no princípio e no primeiro dia penetrou na terra?

 O sol foi criado no 4º dia?

Não.


1- O termo céus e terra se refere ao Universo, o que inclui o sol



Jr 33:25 Assim diz o SENHOR: Se a minha aliança com o dia e com a noite não permanecer, e eu não mantiver as leis fixas dos céus e da terra,
Gn 33:25
Sl 121:2
Sl 124:8
Sl 134:3
At 17:24
Ap 14:7


2- Só havia trevas na face do oceano primitivo e NÃO  no universo como um todo!!!
Gênesis 1:2  A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.

3- O sol foi feito para iluminar o dia
 Jeremias 31:35  Assim diz o SENHOR, que dá o sol para a luz do dia e as leis fixas à lua e às estrelas para a luz da noite, que agita o mar e faz bramir as suas ondas; SENHOR dos Exércitos é o seu nome. 


Se não havia sol, não havia rotação e por conseguinte dia de 24 horas como querem
O sol, a lua e as estrelas são mais antigos que a Terra?

4- o termo '"Haja" pode também ser traduzido como 'APAREÇA" e não necessariamente 'vir a ser, exisitir". Como Deus criou o Universo num passado remoto a luz já existia no universo e na via láctea, mas não penetrava  na superfíice da terra, onde havia trevas e Deus removeu este empecilho deixando a luz passar mas não ao ponto de tornar visível o sol e os outros astros, o que somente aconteceu no quarto dia-era.
:Gênesis 1:3  Disse Deus: Haja luz; e houve luz. (houve luz na face das águas)
dia claro, mas sem aparecer visível o sol, mas que permite que
as plantas façam seu trabalho
Gênesis 1:14  Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.
                                 

sol visto de maneira nítida
                                         



01961 hyh hayah = haja
uma raiz primitiva [veja 01933]; DITAT-491; v
1) ser, tornar-se, vir a ser, existir, acontecer
1a) (Qal)
1a1) ——-
1a1a) acontecer, sair, ocorrer, tomar lugar, acontecer, vir a ser
1a1b) vir a acontecer, acontecer
1a2) vir a existir, tornar-se
1a2a) erguer-se, aparecer, vir
1a2b) tornar-se
1a2b1) tornar-se
1a2b2) tornar-se como
1a2b3) ser instituído, ser estabelecido
1a3) ser, estar
1a3a) existir, estar em existência
1a3b) ficar, permanecer, continuar (com referência a lugar ou tempo)
1a3c) estar, ficar, estar em, estar situado (com referência a localidade)
1a3d) acompanhar, estar com


Assim não precisamos concluir de maneira precipitada e anti-ceintífica que Deus criou o Sol e Lua no 4º dia 

2 comentários:

  1. Excelente comentário e abordagem, obrigado por comentar no meu blog

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  2. Parabéns pelo comentário! Depois faça uma visita ao meu blog. Publiquei algo sobre o assunto.

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